segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pássaro Preto


onde passou?


 Por AlbertoLuiz Massabni


Conheci e convivi com um personagem enigmático e misterioso apelidado de Pássaro Preto.

Trabalhava numa padaria fazendo pães dia e noite. Enquanto fazia o seu serviço conversava com seus colegas que ficavam ouvindo suas histórias e comentários abalizados sobre tudo com que era assunto. Era uma verdadeira enciclopédia ambulante.

Certa vez lhe perguntaram: "um homem com tanta sabedoria e inteligência fazendo pão?" A resposta veio rapida: " Alguém tem que fazer pão, porque não eu?.

O passado de Pássaro Preto era um mistério pois falava varios idiomas, conhecia história, geografia, tinha um português invejavel. De onde veio? Por onde passou? Qual sua antiga profissão? Onde estão seus familiares? Qual era o seu nome? Ninguem sabia nada de sua vida, nem mesmo seu patrão.
Morava sozinho em uma casa modesta, onde recebia os amigos e trocava conhecimentos e dava aulas de assuntos gerais, sempre acompanhado de uma bebida.

Certa ocasião publicou na imprensa uma cronica denominada " A Vila do Sossego" a qual relata a verdadeira realidade do trabalhador rural, o boia fria.
Mas quem era esse homem? Que idade tinha? Psicólogo que tudo observava? Filósofo que tudo conhecia? Jurista conhecedor de códigos e leis? Não sei como defini-lo, apenas que era um amigo, cristão, um ser humano admirável e que marcou em mim e em todas as pessoas que o conheceram lições que com certeza são de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário