sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O RONCO - VAMOS DORMIR MELHOR?


  
                           O ronco é gerado durante a inspiração devido ao estreitamento da via aérea superior pela flacidez muscular fazendo com que as estruturas da garganta vibrem com o ar, podendo se associado  a apneia do sono que é um  ronco intenso entrecortado por pausas de 20 a 40 seg. a única forma de voltar a respirar é despertando (ocorrendo várias vezes por noite). Essas noites mal dormidas  fazem com que o paciente levante cansado, estressado e sonolento, causando falta de atenção, memória e aumento da pressão arterial além de outros sintomas.
                                 A fonoaudiologia junto com O Instituto do Sono do Incor, desenvolveram um novo tratamento baseado em exercícios para fortalecer a musculatura da garganta, língua, palato mole e ampliar o espaço da via aérea superior.  Para os casos moderados e leves há grande sucesso terapêutico com eliminação dos sintomas. Para casos graves, redução das apneias e melhora na qualidade do sono.
                                 É importante ressaltar que o ronco e a apneia do sono não é brincadeira, nem engraçado. É sim um problema de saúde grave e precisa ser tratado. Se você conhece alguém oriente-o a procurar ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário