sábado, 31 de dezembro de 2011

O DEUS DO IMPOSSIVEL - DAFAIE




E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 
Romanos 8:27-28


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FELIZ 2012



<iframe width="480" height="360" src="http://www.youtube.com/embed/Dk4ybuqwA1M" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

O RONCO - VAMOS DORMIR MELHOR?


  
                           O ronco é gerado durante a inspiração devido ao estreitamento da via aérea superior pela flacidez muscular fazendo com que as estruturas da garganta vibrem com o ar, podendo se associado  a apneia do sono que é um  ronco intenso entrecortado por pausas de 20 a 40 seg. a única forma de voltar a respirar é despertando (ocorrendo várias vezes por noite). Essas noites mal dormidas  fazem com que o paciente levante cansado, estressado e sonolento, causando falta de atenção, memória e aumento da pressão arterial além de outros sintomas.
                                 A fonoaudiologia junto com O Instituto do Sono do Incor, desenvolveram um novo tratamento baseado em exercícios para fortalecer a musculatura da garganta, língua, palato mole e ampliar o espaço da via aérea superior.  Para os casos moderados e leves há grande sucesso terapêutico com eliminação dos sintomas. Para casos graves, redução das apneias e melhora na qualidade do sono.
                                 É importante ressaltar que o ronco e a apneia do sono não é brincadeira, nem engraçado. É sim um problema de saúde grave e precisa ser tratado. Se você conhece alguém oriente-o a procurar ajuda.

Respiração Oral na Criança




                 Algumas características que devem ser observadas nas crianças que respiram pela boca: 

*       alterações na fala;
*       alterações ortodônticas e face alongada (a respiração junto com a mastigação é um dos principais fatores que contribuem para o correto desenvolvimento dos ossos maxilares e   posicionamento dos dentes);
*       língua com postura inadequada (muito rebaixada dentro da boca, entre os dentes ou para fora da boca);
*       olfato prejudicado ocorrendo diminuição gustativa e redução do apetite; em alguns casos há o aumento, por não sentir o sabor dos alimentos e não ter a resposta de saciedade;
*       crianças que babam, roncam e mexem muito durante o sono, muitas vezes acordando com a boca seca;
*       crianças irritadas por noites mal dormidas, que ficam extremamente hiperativas ou sonolentas, apresentando baixo rendimento escolar (devido à falta de oxigenação no cérebro)
*       crianças que não gostam de brincadeira, como jogar bola, correr, andar de bicicleta, pois causam esforço físico e cansam com muita facilidade;
*       respiração curta e ruidosa;
*       mau hálito;
*       apresenta olheiras devido à diminuição da drenagem linfática;
*       hipertrofia da gengiva;
*       nariz sempre obstruído;
*       narinas pouco desenvolvidas.
Não necessariamente, uma criança terá todas as alterações acima citadas, mas, é importante que a família esteja atenta para que se possa tratar o mais precocemente possível, para que essas alterações não se perpetuem durante o crescimento da criança.

O tratamento fonoaudiológico, realizará o treino para a aprendizagem do uso do nariz, promovendo a respiração correta, além de adequar todas as estruturas e funções orofaciais, que ficaram prejudicadas.
É importante ressaltar que alguns pacientes pós-tratamento com alergista ou otorrino e ortodontista,  continuam sendo respiradores orais por hábito, também deverão realizar terapia fonoaudiológica a fim de aprenderem a respirar corretamente.


Marina Jacobs Visconio
        Fonoaudióloga


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Pássaro Preto


onde passou?


 Por AlbertoLuiz Massabni


Conheci e convivi com um personagem enigmático e misterioso apelidado de Pássaro Preto.

Trabalhava numa padaria fazendo pães dia e noite. Enquanto fazia o seu serviço conversava com seus colegas que ficavam ouvindo suas histórias e comentários abalizados sobre tudo com que era assunto. Era uma verdadeira enciclopédia ambulante.

Certa vez lhe perguntaram: "um homem com tanta sabedoria e inteligência fazendo pão?" A resposta veio rapida: " Alguém tem que fazer pão, porque não eu?.

O passado de Pássaro Preto era um mistério pois falava varios idiomas, conhecia história, geografia, tinha um português invejavel. De onde veio? Por onde passou? Qual sua antiga profissão? Onde estão seus familiares? Qual era o seu nome? Ninguem sabia nada de sua vida, nem mesmo seu patrão.
Morava sozinho em uma casa modesta, onde recebia os amigos e trocava conhecimentos e dava aulas de assuntos gerais, sempre acompanhado de uma bebida.

Certa ocasião publicou na imprensa uma cronica denominada " A Vila do Sossego" a qual relata a verdadeira realidade do trabalhador rural, o boia fria.
Mas quem era esse homem? Que idade tinha? Psicólogo que tudo observava? Filósofo que tudo conhecia? Jurista conhecedor de códigos e leis? Não sei como defini-lo, apenas que era um amigo, cristão, um ser humano admirável e que marcou em mim e em todas as pessoas que o conheceram lições que com certeza são de vida.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Oração do Pai Nosso: Estamos Preparados para fazer esta Oração?



LUCAS 11: 1 Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
2 Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;
3 dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;

4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação, [mas livra-nos do mal.]

A Oração do Pai Nosso é a Oração Mais fácil de aprender, encontramos até crianças decorando a 'Oração do 'Pai Nosso', Mas será que de fato estamos preparados para Orar o Pai Nosso? Meditando na Oração encontrei os seguintes desafios.



Confira também Mateus 6:9 -15. 


                                                        Pai Nosso que está no Céu... 
                                    Ao fazer está declaração temos de estar consciente que estamos fazendo a vontade dele, pois sobre isto disse Jesus: Mt. 12: 47 Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo. 48 Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?49 E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.50 Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
                 
                          Vem a seguinte pergunta: Estamos fazendo a vontade de Deus para chama-lo de "Pai"? Se estamos fazendo a Vontade dele, temos que observar que não somos filhos único de Deus, nossos amigos e inimigos se fizerem a vontade dele também são filhos de Deus, é muito deselegante e desagradável, chegar diante do Pai Celestial e falar mau de um filho seu.

Santificado seja teu Nome... É como se nós dissemos assim: Santificado seja teu nome no meu olhar; no pensar ; no meu agir; no meu falar;  no céu e na terra; em tudo e em todos... Vem a pergunta: Será que estamos Santificando o Nome de Deus em nossa vida?


Venha nós o teu Reino... Estou dispensando Governos Humanos e estamos adotando o Governo Celeste, no entanto, para recebermos o Reino Celestial temos que está preparado, EStamos preparados?

Seja a feita a tua Vontade... Ora se a Vontade de Deus não for a sua? O Pensamento e o Caminho de Deus são para cima e nossos caminhos e pensamentos são para baixo, nesse caso sempre haverá um conflito de idéias entre Deus e nós. 'Seja feita a Tua Vontade' , neste caso onde fica a sua vontade? Estamos realmente prontos para a vontade de Deus, mesmo que ela seja totalmente contraria a nossa?  

Assim na Terra como no Céu... Estamos determinando que a vontade de Deus seja feita não só em nossa vida, mas também no céu e na terra, portanto, não podemos reclamar das tragédias causadas pela negligencia e desobediência dos homens. A Terra e o Céu estamos colocando na vontade de Deus, portanto o que acontecer em nossa vida e ao redor de nós, não temos o direito de Queixar-nos.




 O Pão Nosso de Cada Dia... O Pão Nosso, não o meu pão, nesse sentido estamos pedindo o pão para dividir com nosso irmão, estamos dividindo? Não estamos pedindo a Riqueza material, mas estamos solicitando uma porção diária para nosso sustento. Voce está abrindo mão de lucros exorbitantes e ilícitos ou/e  lucros que venham lhe corromper.

Perdoa as nossas ofensas (dividas) assim como nós perdoarmos a nossos ofensores (devedores)... Assim como perdoarmos seremos perdoados, o tipo de perdão que oferecemos ao nosso próximo receberemos, se perdoarmos com reservas, tipo: Você está perdoado mas, n~]ao fale mais comigo, não cruze o meu caminho...'Perdoa' porém, Alimenta o ódio no coração, e não quer mais ajudar aquela pessoa, este mesmo tratamento receberemos de Deus.


Não nos deixe cair em tentação.... Se não queremos cair em tentação, devemos fugir da prostituição e de toda aparência do mal, se não fizermos isto, como Deus nos livrará do mal se estamos caminhando na direção ao mal conscientemente?   


Mas nos livra do mal... Para Deus nos livrar do mal é necessário, que nós venhamos nos desviar do mal e não partir ao encontro dele.


                              Se todos que oram o Pai Nosso pensar nestas coisas entre outras, concordará que não é tão simples e tão fácil orar o Pai Nosso. 

Maria Joaquina é nome de rua


                       Além de parteira, era benzedeira, benzia com ervas contra amarelão, mau-olhado, sapinho, bronquite, quebrante, dor nas cadeiras etc... sua fé era grande demais e muitos são aqueles que testemunharam a cura do seu benzimento. A fé de Dona Maria Joaquina removia os males.

                                              Maria Joaquina da Silva , esse era o nome de mulher simples que viveu por mais de oitenta anos em Pirangi e aprendeu a amar esta cidade como poucos a fizeram. Figura popular andava por toda a cidade, arrastando o seu chinelo tosco e muito usado, as vestimentas de cor preta, lenço na cabeça e em sua boca o seu inseparável cachimbo, herdando essa pratica dos seus antigos antepassados que foram escravos.

                                        Dona Maria Joaquina tinha carinho por todos, não importava se era ricos ou pobres. Nos anos de vivencia conheceu pessoas importantes e esteve presente nas alegrias e tristezas dos pirangienses, chamam a todos de “meu fio”.

                                       Mas o que fez dessa mulher, uma pessoa querida? Numa época difícil as crianças nasciam em casa, muitas vezes sem auxilio de médicos. Era ali naquele momento do parto que estava a Dona Maria Joaquina com a sua voz rouca e serena acalmando a futura mamãe e fazendo todo o trabalho de eficiente parteira. Quantos pirangienses não vieram ao mundo pelas maravilhosas mãos negras dessa santa mulher?

                                   Além de parteira, era benzedeira, benzia com ervas contra amarelão, mau-olhado, sapinho, bronquite, quebrante, dor nas cadeiras etc... sua fé era grande demais e muitos são aqueles que testemunharam a cura do seu benzimento. A fé de Dona Maria Joaquina removia os males.

                                    Essa personagem que consta no livro “Fatos e Personagens da História de Pirangi”, escrito pelo professor Alberto Luiz Massabni em 1989, merece estar na memória e na historia de nossa querida Pirangi.

                             Não construiu obras, não foi política e nem se destacou nas artes e nas ciências, mas deu uma grande contribuição para que Pirangi e os pirangienses pudessem se orgulhar de ter convivido com essa personagem.

                        Parabéns a Câmara Municipal de Pirangi que homenageou  Maria Joaquina com o nome de uma rua localizada no distrito industrial de Pirangi.



Por AlbertoLuiz Massabni

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A Lei das Palmadas


 


  Hb.12:5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido;
6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.
7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.

                  A Lei da Palmada foi aprovada no Congresso Nacional.     
                        
 Olha! Bem que muitos desses deputados que aprovaram essa Lei, necessitam de umas palmadas... Mas jamais mereceriam ser espancados, apanhar com cabo de vassoura, levar socos e ponta-pés ou qualquer tipo de agressão desse porte. 
                                    Tem até uma musiquinha que diz: "Um Tapinha não doi", no (bumbum) bater no rosto da criança com força é uma violência brutal, dá socos, ponta-pés, bater com força e/ou com objetos e coisas que possam deixar marcas, tirar sangue ou até quebra um braço ou ferir gravemente, não é mesma coisa que um a palmadinha. 
                                     Estão confundindo as palmadas com atos de violencia, selvageria, espancamento... Não é a mesma coisa. A Palmada é aplicada quando o dialogo não surte mais efeito, quando colocar no cantinho da disciplina não funciona mais, quando a criança não aceita mais limites na base da conversa ou privações de jogos, teve, internet.... 
                                           
                                 As palmadas são sagradas quando aplicadas na medida correta, na hora certa, no lugar certo (rs) Agora quando é aplicada fora de medida com bofetões, chutes, murros... Já não pode ser chamado "palmadas" e sim espancamento. 
                                  Recordo-me de surra que levei por coisas graves, que agradeço até hoje ao meus pais por terem me batido naquela ocasião. 
                                                De vez em quando Deus nos algumas "Palmadas", sabe como? Quando nós estamos muito desobediente e soberbos, ele bate de cinta em nossa alma, a tal ponto de chorarmos as escondidas conscientes dos erros que cometemos e concordamos que apanhamos merecidamente. 
                                 
                                    Mas antes ele nos tira o que mais gostamos, envia seus profetas para falar conosco, estabelece algumas regras, alguns limites. Mas quando extrapolamos o Castigo vem. O Estado com seu Código Penal defasado não dá palmadas em Bandidos, pelo contrario ama, procura educar, concede-lhes direitos e quase nenhum dever, não disciplina a bandidagem. Como Resultado disso o Estado está procriando cada vez mais bandidos, e os bandidos estão ficando cada vez mais bandidos. 
                                                   Se Estado aplicasse a Lei das Palmadas nos Presídios, talvez a coisa mudasse, note que a maioria dos bandidos num levaram palmadas e nem cintadas de seus pais.   

                       Se a Lei de fato for aprovada pelo Senado e sancionada pela Presidente Dilma, que dá palmadas na gente com Inflação e com os impostos... A Coisa vai ficar feia, muita criança poderá morrrrreeeeêr.

                       Quando as crianças nascem os médicos não poderão dá palmadas? Quando criança engolir moedas ao invés de coloca-la de cabeça para baixo e dá "Tapinhas nas costas" , vamos chamar a Policia? Ou descontar na mesada? (rs) 
                                 Sou plenamente contra os espancamentos, precisa-se definir o que é espancamento e o que é simplesmente uma "Palmada". Socos, chutes, cabo de vassoura, chibata... São métodos equivocados na correção, a moderação é essencial em tudo. 
  
                           Concordo com Silas Malafaia, isso é coisa de Gente que não tem o que fazer e acrescento: Deputados que Não são capazes de criar Leis para suprir a Necessidade da nação.   


A Revolução Constitucionalista de 1932



A 9 de Julho de 1932 foi formado um governo tipicamente paulista e começou a Revolução.

Colaboradores 17/08/2011 | Por AlbertoLuiz Massabni

 
São Paulo não se ajoelhou, era preciso lutar contra a ditadura de Vargas e pela volta da normalidade democratica.

A 9 de Julho de 1932 foi formado um governo tipicamente paulista e começou a Revolução.

Populares armados ocuparam prédios públicos, jornais, radios, planfetos, conclamaram voluntários para a guerra, mais de 200.000 homens se inscreveram, mas as armas eram poucas. A população contribuiu com dinheiro e jóias. "Ouro pela revolução".

Pirangi não ficou omisso. O então médico e grande lider politico Dr. Clementino Canabrava Filho convocou um contigente de bravos que integravam o batalhão "BVC" Aparicio Lara passou a treinar e comandar a tropa. Em depoimento o Dr. Canabrava conta que um certo dia de exercicios de guerra invadiram um sitio e foi uma correria danada de animais, mulheres que trancavam as portas e gritavam com medo sem saber o que estava ocorrendo.

Os pirangienses foram para a frente de batalha, lutaram como heróis frente a tropas federais mais bem equipadas e em numero maior de soldados.

Aparicio Lara caracterizou-se como autêntica vocação militar. Foi preso, ferido em combate, foi condecorado anos depois por atos de bravura,
Os paulistas perderam a guerra, um ano após o fim da Revolução, o então presidente o Brasil, Getúlio Vargas convocou uma Assembléia Constituinte que fez uma nova Constituição democrática para o Brasil em 1934. Uma grande vitória politica dos idealistas paulistas.

Os dois personagens da Revolução de 1932 não se afinavam em politica. Situavam-se em campos opostos - marxismo e integralismo.

Dialogavam: _- Se voces ganharem, mandem-me para a Sibéria ....e se perdermos? - Você será enforcado!

Homenageados pelos poderes Executivo e Legislativo pirangiense, o Dr. Canabrava que foi o primeiro prefeito tem seu nome na Praça da Matriz e Aparicio Lara é o nome de uma importante avenida da cidade. Fizeram parte da história.

Idade certa para aquisição da fala?

Ninguém nasce falando. A aquisição da fala segue várias etapas, porém pode apresentar ritmos de progressão variáveis, ou seja, para cada idade cronológica esperamos certo desenvolvimento. No entanto, algumas interferências podem atrasar esse processo, como fatores orgânicos ou psicológicos. Dificilmente encontramos uma criança igual a outra (inclusive irmãos). Cada uma tem seu tempo e desenvolvimento próprio.
De acordo com um processo adequado de desenvolvimento da fala, a criança pode iniciar as primeiras palavrinhas com nove meses ou um ano e meio. E com aproximadamente dois anos o seu vocabulário se expande diariamente em até 200 a 300 palavras. A aprendizagem de todos os sons da língua pode levar, normalmente, de quatro a cinco anos, sendo o fonema "r", como na palavra "barata", um dos mais difíceis de serem aprendidos, principalmente quando está no que chamamos de grupos consonantais(pra, bra, tra, etc). Os sons são aprendidos progressivamente, por isso para afirmar que uma criança apresenta problemas de fala é necessário avaliar se essa dificuldade é ou não esperada para sua idade.
É muito importante termos em mente que este processo de desenvolvimento acontece mediante as interferências que o meio e as pessoas que estão nele exercem sobre esta criança. Desde a barriga da mãe, o bebê já tem condições de ouvir. Ao falar com o bebê durante a gestação, os pais estarão estimulando o desenvolvimento da fala. Também é preciso ter atenção quanto a proteção em excesso, que pode atrapalhar. A criança precisa sentir a necessidade de falar. É um processo novo e difícil para ela, mas se esta aponta e tem o que quer na mão, sempre usará esta atitude e não será forçada a falar.
Fatores psicológicos e orgânicos
Fatores psicológicos podem atrasar a fala ou até mesmo fazer com que esta regrida, como, por exemplo, a chegada de um irmãozinho ou a separação dos pais. Nestes casos, procure sempre deixar seu filho seguro do amor que os pais têm por ele.
Podemos também citar alguns fatores orgânicos como causa do atraso da fala, tais como: perdas auditivas congênitas, perdas auditivas pós-natais, otites de repetição, alterações neurológicas, fissuras (lábio leporino), entre outras. Nestes casos, conversas com o pediatra e outros profissionais devem ser realizadas para que a conduta e estimulação dessa criança sejam orientadas o mais precocemente possível.
O mais importante é perceber que não há uma fórmula generalizada que sirva para todas as crianças. O que é bom para algumas pode ser completamente ineficaz para outras. Em caso de dúvidas quanto ao desenvolvimento de fala de seu filho, procure um fonoaudiólogo para uma avaliação.
Alguns sinais ou comportamentos que podem sinalizar o atraso de fala e indicação de uma avaliação fonoaudiológica
Entre 12 e 18 meses
  • A criança não produz nenhuma consoante ou ruídos;
  • A criança não produz nenhum som vocálico mais longo;
  • A criança não junta palavras e consoantes como "mama","bababa";
  • A criança não entende palavras comuns nem comandos simples;
Entre 24 meses e 32 meses
  • Não há palavras reconhecíveis;
  • Não combina duas palavras (por exemplo "mamãe dá");
  • Dificuldade em indicar alguns objetos ou indivíduos conhecidos;
  • Criança leva muito tempo para entender o que foi dito.
Com 3 anos
  • Não há frases de três ou mais palavras;
  • A primeira consoante da palavra é omitida;
  • Fala de difícil entendimento (aos 3 anos 75% da fala deve ser compreendida);
  • Troca ou omite sons na fala ( principalmente os fonemas /m/, /n/, /p/, /b/,/t/, /d/, /f/, /v/ /k/,/g/)
Com 4 anos em diante
  • Frases confusas ou inversão das palavras na frase ("ir para casa" torna-se "para casa ir")
  • Não pronuncia o /r/ brando, sozinho ou em grupo
  • A criança não percebe seus erros na fala;
  • Poucas combinações ou grupos consonantais são usados. Por exemplo: /bl/,/fl/,/cl/;
  • Gagueira persistente


Marina Jacobs Visconio
        Fonoaudióloga