
Thomas Rodero Lopes nasceu em Pirangi no dia 9 de julho de 1930. Seus pais são Afonso Rodero Costa e Isabel Viudes Rodero, que vieram da Espanha em busca de trabalho e após algum tempo trabalhando na roça estabeleceram um armazém de secos e molhados.
Thomas teve uma infância humilde, estudava no período da manhã no antigo Grupo Escolar e a tarde trabalhava no armazém da família.
O casal Rodero formou uma enorme família e alguns já faleceram. O José herdou o armazém do pai e Dona Tereza esta firme na 3ª Idade.
Desde muito jovem, Thomaz foi muito apegado à Igreja Católica. Ajudava na Paróquia de Santo Antônio como coroinha e ajudante de sacristão, desde a sua adolescência, identificou sua vocação sacerdotal ouvindo uma homilia do Padre Tito Monteiro Vitta que visitou numa época a Igreja da nossa cidade.
O Padre Miguel, seu grande amigo, o incentivou a ir para o seminário. Aos 16 anos, Thomaz foi estudar no tradicional Seminário São Camilo, no Bairro da Vila Pompéia em São Paulo. Lá, permaneceu por 4 anos, tendo que se afastar dos estudos por problemas de visão. Retornou então para Pirangi e continuou dedicando sua vida à Igreja, auxiliando os padres nos serviços paroquiais.
Thomas foi Presidente da Congregação Mariana, que reunia um grupo enorme de cristãos que se vestiam de branco e usava no pescoço uma fita azul com a medalha de Maria, mãe de Jesus. Ajudava também na organização das procissões de Corpus Christi, Sexta Feira da Paixão e de Santo Antônio, além de organizar terços e guardar o Santíssimo. Sua fé nunca teve limites.
Antes de se tornar padre, Thomaz trabalhou como servidor público na Escola Joaquim de Abreu Sampaio Vidal durante 26 anos na função de servente escolar. Durante esse período exerceu a função religiosa de Ministro da Eucaristiana Igreja de Santo Antonio.
Seu amor a Cristo, sua fé e sua dedicação à igreja o levaram a ser ordenado Diácono em 1981 trabalhando inicialmente em Pirangi e Paraíso. Em 1983 chegou a Monte Alto começando um trabalho na Igreja Matriz de Bom Jesus e aos sábados celebrava culto nas comunidades de São Brás e Santo Agostinho.
Reconhecido pelos relevantes serviços prestados à Igreja, principalmente aos mais carentes, com aprovação do Conselho Presbiterial Thomas foi então ordenado padre no dia 02 de fevereiro de 1996 em Pirangi, aos 65 anos. A cerimônia foi presidida pelo Bispo Diocesano de Jaboticabal Dom Luis Eugênio Peres, auxiliado pelo padre Jaime Gômbio.
Padre Thomas completou 82 anos de idade, uma vida dedicada a Deus e ao seu povo. Continua, apesar da idade, a visitar hospitais para dar alento aos doentes, casas para levar conforto aos necessitados e um trabalho aconselhador para os jovens.
Com muita justiça a Câmara Municipal de Monte Alto concedeu-lhe o título de Cidadão Montealtense. Padre Thomas é um ilustre pirangiense, sinônimo de amor, afeto, carinho e evangelização.
Agradecemos a Deus por ele ter passado em nossas vidas! E hoje está ao lado de Deus.
Por AlbertoLuiz Massabni
Nenhum comentário:
Postar um comentário