"Nosso pastor e grande evangelizador"
Após 116 anos de muitos fatos e história, Pirangi é lembrando pela primeira vez na cúpula da Igreja Católica do Brasil. É que um menino simples, alegre e cativante dessas bandas, que se tornou o primeiro padre nascido em Pirangi, agora é Bispo.
Dom José Lanza Neto nasceu no dia 31 de dezembro de 1952, no sítio Tabaraninha. Filho do casal Osvaldo Lanza e Palmira Bobato Lanza (já falecida), tem quatro irmãos: Genésio, Ivone, Alice e Ângelo. Todos residentes na cidade.
Dom José Lanza Neto |
Após passar uma infância humilde, no tradicional bairro do Socavo na zona rural, Dom José Lanza Neto foi entregue aos 12 anos ao Padre Aquiles, que o levou para Jaboticabal. Lá estudou muito, preparando-se para ingressar no seminário de São Carlos, cursando filosofia, e posteriormente em São Paulo, onde terminou seus estudos cursando teologia.
O menino entrou no seminário com as bênçãos do Padre Alberto, responsável pela instituição e amigo do Padre Aquiles. Ficou combinado que a família ajudaria no que puder. A pensão e os livros seriam custeados com a ajuda da população e da Igreja. O único pedido foi algumas peças de roupa, um lençol e uma coberta, colocados em um saco de açúcar porque a família não tinha mala.
Desde a infância, sua vocação já era latente, pois em suas brincadeiras de crianças, em seus desenhos, sempre incluía temas religiosos como igrejas, flores, santos e pessoas em procissão. Padre Lanza, como ficou conhecido carinhosamente pela população, sempre procurou conciliar o trabalho na terra, com o sonho de um dia, evangelizar pelo mundo.
Todas as vezes que estava de férias do seminário voltava para casa a pé, de Pirangi até o bairro do Sovaco (cerca de 8 km). Quando avistava a casa da família começava a gritar de alegria. Todos na redondeza sabiam que o futuro padre estava entre eles.
Dona Palmira chorava de alegria ao rever seu filho de volta à casa. Quando questionada sobre a vocação do menino, respondia: "Deixei ele ir com boa vontade e com o coração feliz. Esta é a vontade de Deus".
Nas férias o menino ajudava a família na lavoura e na colheita de alimentos. Sempre preocupado para que tudo desse certo na plantação, pois a vida da família era muito difícil. Dom José Lanza Neto nunca se esqueceu das suas raízes.
"O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele", já dizia o evangelista Lucas 2,40.
Por Alberto L. Massabni
Comentário do Autor e Responsável deste Site:
Apesar de não ser Católico Romano, reconheço o mérito de alguns sacerdotes da Igreja Católica, José Lanza e o padre Thomaz fazem parte desse seleto grupo, e por essa razão dei Eco a postagem de meu nobre colega Alberto Massabni, apenas mudei o título da Postagem " Nosso pastor e grande evangelizador"
. Minhas discordâncias se limitam ao campo teológico, nada mais.
Meus sinceros parabéns pelo artigo postado neste blog!
ResponderExcluirQue bom conhecer um pouco mais sobre o nosso Bispo (de Guaxupé-MG), sua origem simples e emocionante...
Sou seminarista da Teologia, Diocese de Guaxupé-MG. Faço parte da Pascom (Pastoral da Comunicação) do Seminário. Temos um blog e, ao ver este artigo, gostaria muito de publicá-lo em nosso blog. Penso que assim, muitos de nossos fiéis da Diocese conheceriam sobre a origem simples de nosso Pastor.
Enfim, peço-vos um grande favor: podemos publicar este artigo em nosso blog? Se a resposta for afirmativa, um outro favor: vocês tem alguma fotografia de Dom José Lanza antes de ser Padre, ou de sua família?
Desde já, o nosso muito obrigado!
Conheça nosso blog: http://semsantoantonio.blogspot.com.br/
Fraternalmente,
Seminarista Clayton Bueno Mendonça
Clayton Bueno, fique a vontade, a unica coisa que peço é que publique o nome do autor: Profº Alberto Massabni
ExcluirClayton
ResponderExcluirA pagina contendo a história do Bispo Lanza e de sua família está contada no meu livro "Historia da Minha Gente" No mais recente livro "100 pirangienses Inesquecíveis", falo de seu pai Vadinho Lanza e de sua família.
sucesso garoto
prof. Alberto Luiz Massabni
Padre José lanza você foi o padre mais maravilhoso que nos já tivemos em monte alto sp que Deus te abençoe infinitamente.
ResponderExcluir