segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ananias e Safira, a Gananci



                            Ananias e Safira eram casados, prósperos, e freqüentadores da Igreja Primitiva, assistia as pregações dos apóstolos, entre eles Pedro; possuíam propriedades. Numa determina da ocasião o apostolo Pedro, fez um apelo a Igreja para doações voluntárias com a finalidade de ajudar famílias carentes.

                            Ananias combinou com sua mulher vender uma propriedade e reter parte do valor do imóvel, até ai isso é normal, nada de errado nisso (At.5: 4).  O problema é que, eles também combinaram em dizer perante a Igreja e os apóstolos, que estavam doando o valor total da venda da propriedade em favor dos pobres, o que era uma mentira, eles estavam usando de engano com a igreja, não se sabe por que agiram assim.

Deduz-se que eles queriam vender uma falsa imagem, que imagem?

- Imagem de Pessoas caridosas;
- Imagem de Cristãos genuínos
- Imagem de Crentes Virtuosos
- Imagem de Servos de Deus desprendidos de Bens Materiais
- Imagem de um casal piedoso

                            Havia outras razões evidentemente, mas estas pareciam pequenas, se comparada com a tentativa frustrada, ousada e terrível de tentar enganar a Igreja.

                            O Erro mais grave de Ananias e Safira e o deixar o Diabo encher o coração deles para mentir ao Espírito Santo, e não só a Igreja. 
 
At. 5:3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?
4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração?
Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou.
E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.


Imediatamente os moços levaram o corpo de Ananias para fora da Igreja, cobriram e sepultaram. Num intervalo de três horas veio Safira, esposa de Ananias, sem saber do ocorrido com seu marido. (At. 5: 6,7)

  A História poderia ser diferente, mas não Safira chegou e confirmou a mentira do marido, como se fosse verdade, sabendo que tudo não passava de uma armação, mentira...
Pedro se dirige a ela:

At. 5: 8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.
9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.
10 Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido.
11 Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.

                           Pedro entrou duas profecias de sentenças de Morte, a primeira foi entre a Ananias e a segunda a Safira. Amorte de Safira ocorreu cerca de 3 horas após a morte do marido.

                                 Portanto, antes de tentar enganar a Igreja como Corpo de Cristo, as pessoas devem pensar bem.   

O Trote

Trote de acordo com o dicionário da Lingua Portuguesa significa zombaria dos veteranos das escolas para com os calouros 
Colaboradores 13/04/2011 | Por AlbertoLuiz Massabni Atualizado em 13/4/2011 0:0h

Alguns dias atrás bem no centro de Catanduva uma jovem que parecia embriagada pedia moedas para ajudar o bicho e com a sua atitude constrangedora não percebia que estava atrapalhando o trânsito e servindo de chacota para os seus colegas que estavam na calçada. Ela vestia  roupas maltrapilhas, cara pintada, cheirando ovo, meu Deus quanta humilhação.
Na minha opinião isso ultrapassa os limites, é preciso ter bom senso, e uma atuação energica de toda a sociedade contra esses abusos que muitas vezes acabam em violências e desastres para as familias.
Trote de acordo com o dicionário da Lingua Portuguesa significa zombaria dos veteranos das escolas para com os calouros. Igressar na Faculdade é uma emoção inesquecivel para qualquer estudante que conseguiu ser aprovado no vestibular e atingir o seu objetivo de cursar uma Universidade.
O problema não acaba nunca o que hoje toma o trote será o carrasco do ano vindouro e se possivel a vingança será cada vez maior.
Não podemos nos esquecer daquele estudante de Mogi, em que foi ateado fogo pelos colegas e até hoje luta pela saúde plena, enquanto os que acenderam as chamas estão gastando enormes quantias  para sairem impunes das garras da justiça.
Cursei a Fafica na década de 70, rasparam a minha cabeça e contribui com uma pequena quantia para uma obra de caridade, aceitei a brincadeira em nome da tradição e tudo acorreu dentro da civilidade.
Que tal transformar o trote em uma gincana para arrecadar fundos e mantimentos não pereciveis para as nossas entidades sociais de Catanduva?